domingo, 4 de agosto de 2013

Versão "Vidas secas" para 4 pães e uma cebola. By Marinês Fernandes

A vida seria bem melhor com quatro pães e uma cebola.
                                                                              By Marinês M. Fernandes.



   Em um lugar não muito distante, várias famílias vivem em condições que poucos conhecem.
   A mãe acorda todas as manhãs, como todas as outras. O pai, sentado na mureta, vendo o tempo passar e não podendo fazer absolutamente nada. Solo árido e sem previsão de chuva...
    Miséria total.
A água é de um riacho nas proximidades. As crianças menores para aproveitar o passeio no transporte vão no lombo de um burrico, nele, duas tinas grandes, onde é depositada a água. Servirá para o banho e preparo dos alimentos doados pelo governo: farinha de mandioca, feijão (velho e duro) e um pouco de açúcar, fundamental no desenvolvimento dos bebês. Digo isto porque é a base no preparo da refeição principal dos jovens seres.
  A grande realidade é que os alimentos doados não duram muito no depósito da casa e são consumidos em menos de quinze dias.
    O pai nos seus vinte e oito anos, nunca fez uma refeição diária completa. Diz que desde criança era assim com ele e os irmãos. Relembra com tristeza profunda ao reconhecer que até então, nada mudou...
    No fogão de lenha, o fogo continua aceso, ainda é a única coisa que conseguem dar continuidade em comparação ao de comer.
    O fogo aceso, umas cinco da manhã, “mainha” prepara o leite para encher as mamadeiras das crianças. Esperem aí: - Disse: "leite"?Triste engano...
    Água com açúcar, chamada de garapinha, era o preparo das mamadeiras, uma doce e amarga realidade...
     E no meio da tarde, mainha prepara a segunda e última refeição do dia. Dá o banho na meninada, prepara o chão para a ceia.
    No cardápio, farinha de mandioca e feijão (não cozinha direito por ser velho demais).
    As crianças com menos de um ano, quase sem poder triturar, engolindo a seco e inteiro, as que não tinham dentes. E as que tinham, já não podiam contar com eles, pois estes, já haviam apodrecidos (depois de passarem noites intermináveis de dor e não ter analgésicos para amenizar).
    O que seriam quatro pães e uma cebola na vida destas pessoas? Um verdadeiro escândalo!
    Tenho quase certeza, que não devem nem conhecer uma cebola de perto... Muito menos, quatro pães juntos e quentinhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário