domingo, 12 de maio de 2013

Dia das mães


DIA DAS MÃES.
Que falta de educação a minha. Esta semana dia das mães e nem postei “um feliz dia” mamães. Bem estou fazendo agora. Embora, sempre achei que dia das mães, não tem dia, ou seja, são todos.
Nunca ouvi meu filho gritar, PAI, PEGA ISTO PRA MIM, ONDE ESTA ISTO? É sempre MÃE< MÃE... Enfim, devemos mesmo ser especiais, algum tipo de anjo caído do céu ou expulso do Paraíso, de tanto fazer recomendação a algum santo.
- Santo Antonio, vai proteger algum namorado/a? Não esquece a blusa, meu filho.
- São Pedro, trancou as portas direitinho? Olha lá meu filho, depois não vai perder a chave e mamãe tem que ficar acordada até tarde te esperando.
Aí deve ter havido uma reunião no céu. Deus de tanto ouvir, disse;
- Está bem, meus filhos. Não fará mal algum, mamãe tirar umas férias.
Viram, é por isso que mãe tem o mesmo endereço: o céu. Mas nem por isto devemos deixar de homenageá-las. Não tendo mãe biológica viva, conto com minha vózinha que fez este ano 92 anos. Não fosse por ela, nem sei o que seria de mim. Até hoje, é ela quem me lembra de um montão de coisas com uma precisão de dar inveja.
Mamães, biológicas ou não, avós, todas vocês: meus parabéns pelo vosso dia, que Deus as protejas de toda maldade do mundo e orai sempre por nós.
Deixo aqui para as mamães a sugestão do livro da chinesa Amy Chua, Grito de guerra da mãe tigre (2011), editora intrínseca. Lemos este livro no mesmo ano que saiu no Brasil, EUA foi em 2010 e me lembro que nos levou a muitos questionamentos sobre como conduzimos a educação de nossos filhos. É a história de como os pais chineses são educadores mais competentes que os ocidentais.
Outra sugestão para o próximo ano é de um cardápio bem fácil pra você fazer pra mamãe.
  Entrada: salpicão de frango tradicional
Aquele churrasco que você sabe fazer, pode ser até de Hamburguer da Sadia, não importa, mamãe vai adorar, e nem precisa ser na churrasqueira, sem Tu, vai de grelha mesmo.
E o Gran finale: Pavê de doce de leite, dos deuses ou melhor do site do GNT.
Receitas:
1.      Salpicão de frango tradicional
1 e ½ xícara (chá) frango defumado desfiado
1 xícara(chá) cenoura ralada grossa
1 xícara ervilha fresca, adoro as da Swift
2 maçãs Fuji pequenas em cubinhos
1 lata de milho verde escorrido
½ xícara (chá) azeitonas picadas
½ xícara (chá) uvas-passas escuras sem sementes
1 xícara (chá) de abacaxi em calda picado
½ cebola em cubinhos
1 dente de alho amassado
2 tomates sem sementes em cubinhos
Para o molho: 1 xícara de maionese, 1 caixa de creme de leite, suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, salsinha picada e folhas verdes para decorar.
2.      Pavê de doce de leite
Creme:
1 lata de leite condensado
2 latas leite integral
4 colheres (sopa) maisena
1 colher (sopa) baunilha ou 2 tampinhas
 3 gemas passadas na peneira 1 xícara (chá) creme de leite (coloquei uma caixinha de 200g).
Ponha os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto. Mexa bem rápido para não empelotar (use o fouet). Quando estiver consistente, retire do fogo, adicione o creme de leite e reserve.
Para o recheio e cobertura
3 latas de doce de leite ou 800g
1 lata de creme de leite Nestlé.
Junte os dois até o creme ficar homogêneo.
Para o pavê
2 pacotes de biscoito Maria maisena
Leite, açúcar, castanha de caju e amêndoas em lãminas.
Não tinha as duas últimas, usei castanha do Pará fatiada e algumas cerejas.
Misture os biscoitos com o açúcar e o leite, para 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de açúcar.
Montagem:
Creme
Biscoito
Doce de leite
Sendo a última camada de doce de leite. Finalize com as castanhas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário