domingo, 28 de julho de 2013

O filme Germinal: exploração, luta e consciência.

O filme Germinal: exploração, luta e consciência.


Graças a muitos blogs e sites sobre filmes pude concluir minhas pesquisas sobre germinal, o livro que tanto apaixonou o nosso clube. O artigo abaixo é de Waldemberg Oliveira Lima, graduado em História pela UFC. O texto não está na íntegra, mas vocês podem checar todo ele em: WWW.webartigos.com
 “A história filmada refere-se ao cotidiano de exploração sofrido pelos trabalhadores de várias minas de carvão na região de Montsou, França. Salários minguados, seres humanos humilhados, exaustivas jornadas e péssimas condições de trabalho são alguns dos pontos apresentados na película. Ainda assim, a vida precisava continuar em Deuxcenquarante, a vila de trabalhadores das minas Voreux, Jean-Bart e redondezas. Gradualmente, provocados pela situação de miserabilidade e pelas palavras do personagem vindo de fora, os mineiros começaram a ter consciência de que a forma de vida que levavam não era algo natural, que enquanto eles penavam por pão e água ao fim do dia, burgueses comiam fartamente. Cenas justapostas oferecem ao espectador o contraste entre as classes, mobilizando as opiniões favoráveis aos mineiros. Uma súbita redução de seus salários é a gota d’àgua: os proletários não suportavam mais aquela situação e resolveram reivindicar seus direitos, entrar em greve.
            Paralelamente, as vidas de seus familiares são afetadas por tudo o que diz respeito ao trabalho nas minas. As cenas iniciais chocam: a saída para o trabalho conta com um grupo em que as crianças são a maior parte da mão de obra. Ao mesmo tempo, os pequenos são as testemunhas mudas do resfolegar dos adultos, de ações que satisfazem necessidades biológicas sem que portas ou cortinas garantam privacidade a quem quer que seja”.
Apenas tomei a liberdade ao passar o texto para nosso post de por em itálicos os nomes em francês.
Também visitei o site www.melhoresfilmes.com.br  em 08/07/2013 e trago as seguintes informações sobre o filme.
Direção:
Ano:
1993 
País:
Gênero:
Duração:
170 min. / cor
Título Original:
Germinal 
Elenco:
Ao tentar adquirir a película, descubro que não está mais disponível no fornecedor. Que pena. Agora é tentar conseguir em algum sebo online.
Minha última olhada aos sites e blogs de cinema e aos amantes de Direito, não esquecendo que temos dois representantes legítimos no nosso clube, eis o site direito.obatente.jor.br
Nele o autor ( o qual não temos o nome) mostra que o filme abarca princípios do Direito do Trabalho Moderno e segue com outro links aos interessados. Abaixo trago parte de seu trabalho:
“O filme abarca alguns princípios do Direito do Trabalho moderno.
Realizei algumas pesquisas sobre o filme que compartillho com os leitores a seguir.
Obra literária
Trata-se de uma adaptação do livro de mesmo título do escritor francês Emile Zola (1840-1902) e que é considerada sua maior obra. Emile Zola é visto também como o criador do movimento literário denominado naturalismo. Este movimento baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência de forma a mostrar que o indivíduo será definido por sua hereditariedade e ambiente.
Conhecer este aspecto de tal movimento é importante para compreender a narrativa do livro (adaptado para as telas). Antes de escreve-lo, Emile Zola trabalhou em uma mina de carvão, conviveu com os mineradores (inclusive morando nas mesmas condições) e acompanhou a greve.
O filme apresenta o processo de produção no modelo capitalista do século XIX. A maneira como é feita essa apresentação deixa bastante clara a oposição entre necessidade humana e necessidades materiais (produção)
O título do filme, "germinal", está relacionado ao "processo de gestação e maturação dos movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrõe" (João Luis de Almeida Machado in Planeta Educação. Link em 28/09: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=54) por esta razão é que são citados, ao longo do filme, Marx, Engels e a Internacional socialista.”
Como vocês podem ver não são apenas os amantes de literatura os que se interessaram pelo filme, aos mais curiosos, recomendo a leitura do livro e dos comentários postados anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário